• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão de Segurança Pública do Senado aprova porte de arma para policiais legislativos nos estados
Política

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova porte de arma para policiais legislativos nos estados

O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que decidirá definitivamente sobre o projeto

Por Da Redação
Ás

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova porte de arma para policiais legislativos nos estados

Foto: Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou, na última terça-feira (16), o projeto de lei que permite porte de arma de fogo aos policiais legislativos das assembleias legislativas estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que decidirá definitivamente sobre o projeto.

O projeto, que é de autoria do senador Izalci Lucas (PL-DF), muda o Estatuto do Desarmamento, que atualmente só permite o porte aos policiais legislativos do Senado e da Câmara dos Deputados. Segundo o relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), é preciso existir simetria no direito ao porte de arma entre as polícias responsáveis pela segurança das Casas legislativas do país.

“Não há nenhuma razão para que os [policiais] do Congresso possam e os dos estados e do Distrito Federal não possam. É uma extensão lógica. Preferível seria que não houvesse nem necessidade da polícia legislativa, mas os fatos demonstram: é preciso que haja segurança, uma segurança adequada. No ”adequado” entra o equipamento”, afirmou Amin. 

O texto também dispensa exigências previstas no estatuto como comprovação de idoneidade, ocupação lícita, residência certa, capacidade técnica e aptidão psicológica para que os policiais legislativos estaduais, distritais e federais para o manuseio de arma de fogo. 

O relator fez apenas uma emenda de redação ao texto, trocando a expressão “órgãos policiais” por “polícias legislativas”. Segundo ele, a mudança serve para deixar mais claro que a permissão de porte de arma de fogo refere-se apenas aos policiais legislativos, e não a outros servidores, comissionados, terceirizados ou vinculados a áreas administrativas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.