• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão do Congresso pede informações a 4 órgãos sobre uso de software de espionagem usado pela Abin
Política

Comissão do Congresso pede informações a 4 órgãos sobre uso de software de espionagem usado pela Abin

A próxima reunião da CCAI acontece no dia 8, com expectativa de já ter obtido respostas das solicitações encaminhadas aos órgãos

Por Da Redação
Ás

Comissão do Congresso pede informações a 4 órgãos sobre uso de software de espionagem usado pela Abin

Foto: Agencia Senado

Os membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) solicitaram a cópia do conteúdo da sindicância a quatro órgãos: Polícia Federal, Abin, Supremo Tribunal Federal (STF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

O pedido aconteceu após o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa informar aos parlamentares membros do colegiado que não teve acesso à sindicância interna aberta no órgão para apurar o uso do software espião FirstMile, utilizado para monitorar ilegalmente adversários políticos durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Entre os questionamentos feitos estão os motivos da contratação do software, como era o uso interno da ferramenta, além do critério de seleção sobre quem seria monitorado por ela e quem acompanhava esse monitoramento.

A próxima reunião da CCAI acontecerá no dia 8, com expectativa de já ter obtido respostas das solicitações encaminhadas aos órgãos.

A reunião teve foco na operação deflagrada pela PF na última sexta-feira (20), que investigou o uso do sistema de geolocalização de dispositivos móveis por servidores da Abin sem a autorização judicial. Dois servidores foram presos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.