• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Comitê da ONU discute convenção internacional sobre crimes cibernéticos

Comitê da ONU discute convenção internacional sobre crimes cibernéticos

Grupo intergovernamental busca consolidar medidas globais

Por Da Redação
Ás

Comitê da ONU discute convenção internacional sobre crimes cibernéticos

Foto: Unsplash/Priscilla du Preez

O Comitê que vai elaborar uma Convenção Internacional Abrangente para Combater o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para Fins Criminais se reuniu nesta segunda-feira (29), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

O grupo intergovernamental, estabelecido pela Assembleia Geral, tem como objetivo consolidar uma convenção internacional abrangente que aborde de maneira eficaz o uso criminoso de tecnologias de informação e comunicação.

Como parte dos esforços contínuos nesse âmbito, o texto final será submetido à avaliação da Assembleia Geral. A adoção de uma resolução sobre o tema representaria um significativo avanço na abordagem dos crescentes casos de crimes virtuais.

Segundo informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), o crime cibernético é uma forma em constante evolução de crime transnacional, agravada pelo envolvimento crescente de grupos organizados. A natureza dispersa dos agressores e suas vítimas, muitas vezes localizados em diferentes regiões, destaca a urgência de uma resposta dinâmica e internacional para mitigar os impactos que podem se propagar por sociedades em todo o mundo.

O Unodc, que tem como foco a promoção da capacitação sustentável e de longo prazo na luta contra o crime cibernético, oferece apoio a estruturas e ações nacionais. Fundamentado em sua especialização na resposta dos sistemas de justiça criminal, a agência fornece assistência técnica abrangente, englobando capacitação, prevenção, conscientização, cooperação internacional e coleta, pesquisa e análise de dados sobre crimes cibernéticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.