Artigos

Como analisar a eficiência dos processos/atividades

Confira o artigo de José Carlos Oyadomari desta quinta-feira (04)

Por Da Redação
Ás

Como analisar a eficiência dos processos/atividades

Foto: Imagem ilustrativa/Pexels

Neste artigo, darei continuidade ao texto anterior, que fala sobra rentabilidade operacional, mas agora focando nas atividades/processos. Na análise diagnóstica ecossistêmica, a analogia dos processos/atividades é com os galhos de uma árvore.

O Activity Based Costing (ABC) foi difundido pelo Prof. Robert Kaplan e gerou alguma polêmica no meio acadêmico, com diversas críticas como: “isso não é novidade” ou “isso é só um rateio melhorado”. Eu confesso que demorei um pouco de tempo para assimilar a utilidade do método de custeio. Por isso, se você é um hater do ABC, eu espero te convencer da utilidade dele para uma boa gestão.

A literatura de estratégia baseada na Resources Based Theory defende que o desempenho é fruto das competências e dos recursos organizacionais. Portanto, ter eficiência nos processos é uma das competências organizacionais que contribuem para a eficiência operacional e, consequentemente, para a rentabilidade do capital empregado e para a criação de valor. Para saber se a empresa tem processos eficientes, uma das formas é apurar o custo das atividades, ou seja, aplicar o ABC.

Confira o texto na íntegra aqui
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário