• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Compra de respiradores: requerimento em tramitação na Câmara solicita esclarecimentos de Rui Costa 
Política

Compra de respiradores: requerimento em tramitação na Câmara solicita esclarecimentos de Rui Costa 

Comissão de Segurança votaria nesta terça a convocação do ministro, mas o texto foi retirado de pauta 

Por Laiz Menezes
Ás

Compra de respiradores: requerimento em tramitação na Câmara solicita esclarecimentos de Rui Costa 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília -- Está em tramitação na Câmara dos Deputados um requerimento que pede a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos sobre a suposta interferência dele na Polícia Federal em um inquérito que apurava desvios de recursos ou públicos na compra de respiradores na Bahia, quando o político era governador. 

O requerimento foi proposto pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA). A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados iria votar nesta terça-feira (9) o requerimento, mas o texto foi retirado de pauta. Ainda não há uma nova data para que a proposta seja analisada. 

Entenda o caso:

Uma investigação da Polícia Federal (PF) encontrou indícios que ligam Rui Costa (PT) a irregularidades em um contrato de R$ 48 milhões para a compra de respiradores durante a pandemia. À época, ele era governador da Bahia.

O nome do petista foi citado na delação premiada da empresária Cristiana Prestes Taddeo, responsável por vender os equipamentos por meio da empresa Hempcare. De acordo com informações do portal UOL, ela devolveu R$ 10 milhões aos cofres públicos e apresentou extratos bancários de transferências a intermediários da venda.

Além disso, Cristiana afirmou que a Polícia Civil da Bahia se recusou a colocar o nome de Rui nos depoimentos prestados sobre a fraude. O petista, no entanto, negou ter relação com irregularidades na venda de respiradores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário