• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Concessão de aposentadoria por invalidez diminui após reforma da Previdência
Brasil

Concessão de aposentadoria por invalidez diminui após reforma da Previdência

Desde 2019, houve um corte de 58,15% na quantidade de beneficiários

Por Da Redação
Ás

Concessão de aposentadoria por invalidez diminui após reforma da Previdência

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Após a sanção da reforma da Previdência, em novembro de 2019, o governo alterou a forma de introdução para algumas doenças se encaixem na justificativa de concessão do benefício. A consequência da mudança foi a redução das aposentadorias concedidas desde 2019, com corte de 58,15% na quantidade de beneficiários, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A aposentadoria por invalidez, é uma modalidade garantida a segurados do INSS que estejam inabilitados permanentemente de trabalhar e garantir a sua subsistência.

Em 2019, segundo o instituto, quando a medida ainda não estava em vigor, 266.912 aposentadorias por invalidez foram concedidas. Em 2020, esse número diminuiu para menos da metade, com 111.688 benefícios pagos por incapacidade permanente, uma redução de 155.224 segurados.

Em 2021, o número segue caindo. Nos primeiros seis meses do ano, houve a concessão de 53.746 aposentadorias por invalidez, mais abaixo do que no mesmo período do ano passado, quando 57.725 indivíduos foram beneficiados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário