• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Conclave começa nesta quarta-feira (7); veja como será o primeiro dia de votações

Conclave começa nesta quarta-feira (7); veja como será o primeiro dia de votações

Ritual reúne 133 cardeais com o objetivo de escolher o novo papa

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Conclave começa nesta quarta-feira (7); veja como será o primeiro dia de votações

Foto: Vaticano

O conclave para a eleição do sucessor do papa Francisco começa nesta quarta-feira (7) com uma série de rituais

Às 5h da manhã (horário de Brasília), foi iniciada a missa “Pro Elegendo Pontifici” pelo cardeal Giovanni Re, conhecida como “pré-conclave”, dedicada à eleição do novo pontífice. 

Às 11h30 (também no horário de Brasília), os 133 cardeais que participam da votação seguem em procissão até a Capela Sistina, marcando o início oficial do conclave. 

Os cardeais cantam o hino Veni Creator, para invocar o Espírito Santo, e participam de uma série de juramentos coletivos e individuais, com o objetivo de reafirmar o compromisso com o sigilo e a seriedade da cerimônia. 

A rede de cobertura de telefonia móvel será desativada às 10h (horário de Brasília). Durante todo o processo de votação, os cardeais não podem estabelecer comunicação com o mundo exterior, ter acesso à imprensa, ou utilizar aparelhos eletrônicos.

Por volta de 12h, após discurso do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, o arcebispo italiano Diego Giovanni Ravelli, todos que não participam da eleição deixam a Capela Sistina. 

O cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, fará a segunda meditação aos cardeais eleitores, na presença do mestre das Celebrações. Depois disso, ambos deixam a Capela Sistina e tem início a votação.

O conclave começa com o sorteio de nove cardeais, que assumem as funções de recolher votos de quem está doente (infirmarii), fazer a contagem (escrutinadores) e revisar o resultado (revisores).

Os votantes preenchem uma cédula com o nome do candidato escolhido, dobra o papel e o deposita em uma urna. Ao fim, os votos são lidos em voz alta, registrados, furados e amarrados. São necessários 89 votos para eleger o novo pontífice. 

Por volta das 14h (horário de Brasília) ocorre a primeira e única votação desta quarta, com a tradicional fumaça sendo liberada pela chaminé da capela Sistina. A expectativa é de que a escolha dure de dois a três dias.

Nos dias seguintes, haverá quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. Todas as cédulas de votação são queimadas após cada rodada. A partir do dia 22, caso ainda não haja vencedor, apenas os dois candidatos mais votados concorrem. Os cardeais ficam isolados até que um deles alcance dois terços dos votos.

Historicamente, os conclaves modernos tendem a ser breves. As duas últimas eleições papais, em 2005 e 2013, definiram o novo pontífice ainda no segundo dia de deliberação. 

LEIA TAMBÉM:

• Durante missa pré-conclave, Cardeal Giovanni Re faz apelo para que novo papa "desperte consciência de todos"
• Sinal de celular será bloqueado no Vaticano para realização do conclave

 Conclave: cardeais iniciam isolamento no Vaticano para eleger novo papa
 Profissionais que atuarem na organização do conclave devem prestar juramento de silêncio
• Cardeais devem ficar incomunicáveis para conclave por volta de meio-dia de quarta
• Conclave mais longo demorou quase três anos no século XIII
• Saiba quem são os cardeais apontados como favoritos para ser papa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário