Conclusão do ensino médio poderia tirar 420 milhões da pobreza, diz estudo da ONU
Dados foram divulgados pelo diretora do Departamento de Saúde Internacional
Foto: Khaled Abdul Wahab
A diretora do Departamento de Saúde Internacional e Desenvolvimento Sustentável da Tulane University, nos Estados Unidos, Anastasia Gage, falou no em evento nesta sexta-feira (14) na sede da ONU, em Nova Iorque, sobre o tema “População, educação e desenvolvimento sustentável”. Gage revelou que se todos os adultos concluíssem o ensino médio, cerca de 420 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza.
Pelos dados da instituição, se até 2030 o total de meninas em idade escolar se matriculasse e concluísse o ensino médio, o Produto Interno Bruto, PIB, dos países em desenvolvimento avançaria 10% na próxima década.
Dividendo demográfico
O aumento da escolaridade está associado a reduções na fertilidade e na mortalidade, com impacto direto na macroeconomia.
Com a atual redução do tamanho relativo da população em idade ativa, muitos países da África e da Ásia podem obter um dividendo demográfico considerável.
A especialista apontou ainda que tendo mais mulheres, o setor da educação ajudaria a reduzir a probabilidade de práticas nocivas, como casamento infantil e violência de gênero.
A acadêmica americana observou ainda que mulheres instruídas têm maior probabilidade de planejar o momento de ter filhos, procurar parteiras e baixar os riscos de mortalidade materna.