• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Confiança da indústria brasileira alcança mínima desde 2020, aponta estudo da FGV
Economia

Confiança da indústria brasileira alcança mínima desde 2020, aponta estudo da FGV

Obstáculos como taxas de juros elevadas e endividamento das famílias impactam setor industrial

Por Da Redação
Ás

Confiança da indústria brasileira alcança mínima desde 2020, aponta estudo da FGV

Foto: Agência Brasil/EBC

A confiança na indústria brasileira teve uma leve queda em setembro, atingindo o patamar mais baixo desde meados de 2020, revela o Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com uma redução de 0,4 ponto, o índice atingiu 91,0 pontos, marcando o terceiro mês consecutivo de baixa e alcançando o pior resultado desde julho de 2020, quando estava em 89,8 pontos.

Segundo Stéfano Pacini, economista da FGV Ibre, a elevada taxa de juros, o endividamento das famílias e os altos níveis de estoque, causados pela diminuição da demanda interna, especialmente nos segmentos de bens de consumo, têm limitado o crescimento do setor industrial. Atualmente, a taxa Selic encontra-se em 12,75%, após dois cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual, seguindo meses de juros em um nível elevado de 13,75%.

Apesar de uma melhora na percepção dos empresários em relação à situação atual, impulsionada pela demanda externa em setores vinculados à produção de bens intermediários, Pacini destaca que isso ainda é insuficiente para uma recuperação de confiança a curto prazo. O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos empresários sobre o momento presente da indústria, apresentou um aumento de 1,2 ponto, atingindo 89,7 pontos. Entretanto, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 2,0 pontos, alcançando 92,4 pontos, o pior resultado desde fevereiro (91,4).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.