Economia

Confiança da indústria brasileira recua 3,6 pontos em novembro

Os dados foram publicados nesta segunda-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas

Por Da Redação
Ás

Confiança da indústria brasileira recua 3,6 pontos em novembro

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A confiança da indústria no Brasil apresentou um declínio em novembro, chegando ao menor patamar em quase dois anos e meio, diante da piora da expectativa tanto da situação atual quanto futura, como informou nesta segunda-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 3,6 pontos, comparado com o mês anterior, indo a 92,1 pontos, o pior resultado desde julho de 2020. Essa foi a terceira queda seguida do indicador.

“Há deterioração das percepções sobre a situação atual decorrente de uma piora da demanda e consequente aumento do nível de estoques, o maior desde o período de lockdown”, disse o economista do FGV IBRE Stéfano Pacini, em nota.

“Além disso, observa-se uma piora das expectativas para os próximos meses, possivelmente relacionada a uma desaceleração global prevista e um cenário econômico brasileiro de incertezas para o início do próximo ano”, completou.

O Índice de Situação Atual (ISA), que analisa o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 4,6 pontos, para 91,8 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, teve recuo de 2,4 pontos, para 92,6 pontos.

Ambos foram em novembro ao menor nível desde julho de 2020, período marcado pelo lockdown no Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário