Confiança do consumidor cresce 4,1 pontos em junho, aponta FGV
Índice alcançou 92,3 pontos, maior nível desde fevereiro de 2019
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (26), revelam que a confiança do consumidor aumentou 4,1 pontos em junho em relação a maio, atingindo 92,3 pontos. Esse é o maior nível registrado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desde fevereiro de 2019, quando estava em 94,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador teve um avanço de 1,8 ponto, representando a terceira alta consecutiva.
“Em junho, a recuperação da confiança do consumidor foi motivada tanto pela melhora da percepção sobre a situação corrente quanto das expectativas para os próximos meses, além de ter sido disseminada entre todas as faixas de renda da pesquisa”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
“O indicador que mede a intenção de consumo de bens duráveis nos próximos meses foi o principal impulsionador do resultado no mês, sugerindo uma redução do pessimismo na intenção de gastos, frente ao alívio da inflação e a expectativa de queda dos juros no futuro”, completou.
O levantamento mostra ainda que, pelo segundo mês seguido, houve avanço no Índice de Expectativas (IE), de 3,6 pontos, para 104 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, subiu 4,4 pontos, para 75,7 pontos, o maior patamar desde março de 2020, quando começou a pandemia. O único indicador que recuou em junho foi o que mede as perspectivas para as finanças das famílias nos próximos meses, com queda de 4 pontos, para 101,3 pontos.