Brasil

Confiança empresarial chega ao menor nível desde fevereiro, aponta FGV

Índice apresentou uma queda de 6,7 pontos de outubro para novembro

Por Da Redação
Ás

Confiança empresarial chega ao menor nível desde fevereiro, aponta FGV

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou uma queda de 6,7 pontos de outubro para novembro. Em razão disso, o indicador chegou à 91,5 pontos, em uma escala de zero a 200, seu menor nível desde fevereiro deste ano (91,1 pontos).

O relatório avalia os índices de confiança dos empresários de quatro setores da economia: indústria, construção, comércio e serviços.

Ainda conforme o levantamento, o Índice de Situação Atual Empresarial, que mede a percepção do empresariado brasileiro em relação ao presente, registrou um recuo de 4,1 pontos e atingiu 95,2 pontos. Já o Índice de Expectativas teve um declínio mais acentuado: oito pontos, chegando a 87,9.

Quatro setores produtivos apresentaram queda do ICE em novembro. A maior delas foi observada no comércio (-10,8 pontos). Em seguida, aparecem serviços (-5,4 pontos), construção (-5,3 pontos) e indústria (-3,6 pontos).

Com o recuo mais acentuado, o comércio também chegou ao menor índice de confiança: 87,2 pontos. A construção, por outro lado, registra a maior avaliação: 95,6 pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário