Saúde

Confira 7 alimentos que não podem ir ao micro-ondas

Apesar da praticidade no dia a dia, alguns alimentos devem passar longe do eletrodoméstico

Por Da Redação
Ás

Confira 7 alimentos que não podem ir ao micro-ondas

Foto: Reprodução / Pxhere

O micro-ondas é um eletrodoméstico que entrou na rotina dos brasileiros para fornecer praticidade à rotina, já que com ele é possível descongelar alimentos, aquecer refeições e até preparar pratos completos. Entretanto, há alguns alimentos que não deve ser levados ao aparelho, seja devido a perda de nutrientes ou até mesmo à liberação de substâncias cancerígenas. 

Confira os alimentos que devem passar bem longe do micro-ondas:

1. Arroz

O arroz quando é submetido a altas temperaturas, perde nutrientes. Por isso, ele precisa ser cozinhado na panela, em água fervente, visto que a temperatura vai aumentando aos poucos. Mas no caso do micro-ondas, o calor se mantém uniforme durante todo o preparo.

2. Manteiga ou margarina

O valor proteico da margarina ou manteiga se perde quando é derretida no micro-ondas.

3. Cítricos

Os alimentos cítricos, ricos em vitamina C, quando são aquecidos ou cozinhados, perdem essa poderosa propriedade. 

4. Carne

O problema em cozinhar carnes no micro-ondas é justamente a temperatura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas, ele perde quase que por completo o seu valor proteico.

5. Pipoca

Parece até pegadinha, mas a pipoca também está na lista. Os grãos de pipoca para micro-ondas contém ácido perfluorooctanoic (PFOA), substância que prejudica o sistema endócrino e a produção dos hormônios.

6. Leite

O leite é mais um alimento que é desperdiçado quando esquentado no micro-ondas. Ele pode perder até quarenta por cento dos nutrientes e a totalidade de sua vitamina B12.

7. Brócolis

Já o brócolis, quando é cozido no micro-ondas perde até 97% de suas propriedades antioxidantes. Na panela com água, a perda é de apenas 11%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário