• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Confira algumas alterações nos alimentos que não geram risco à saúde

Confira algumas alterações nos alimentos que não geram risco à saúde

Gemas do ovo podem apresentar coloração verde

Por Da Redação
Ás

Confira algumas alterações nos alimentos que não geram risco à saúde

Foto: Reprodução

Alguns alimentos apresentam mudanças no aspecto o que não significa necessariamente que está impróprio para o consumo. Determinadas alterações são normais e aparecem com o tempo, no acondicionamento ou no preparo, e precisam ser conhecidas para evitar o desperdício e as perdas, pois podem gerar um risco à saúde ou a nutrição.

Essa alteração de cor que ocorre nos cortes de carne embalados ou expostos no açougue e supermercados é provocado pela alteração da proteína mioglobina presente na carne. Quando a proteína reage com o oxigênio a mioglobina da carne fresca de cor vermelho-púrpura (é essa a origem dos termos bleu ou blue na língua francesa e inglesa usados para carne muito mal passada) se converte à oximioglobina que tem coloração vermelha-brilhante.

Um destaque a respeito de carnes de aves é a coloração amarelada que alguns fabricantes adicionam nos cortes de frango somente porque os consumidores de locais como os do nordeste, e até no exterior como da Argentina, estão acostumados e preferem comprar o frango embalado colorido pela adição do corante natural urucum.

Nesse último caso não tem relação com a alteração natural do alimento, mas somente uma prática tradicional dos processadores a fim de agradar o consumidor.

Granulação do mel em cristais

O mel é formado basicamente por açúcares (predominantemente de glicose e frutose) e cerca de 17% de água, também pequenas quantidades de outros compostos como enzimas, aminoácidos, minerais, pigmentos e grãos de pólen. Quando estocado por algum tempo e em certas condições o mel pode formar cristais que são as moléculas de açúcar que deixam de ser solúveis na água presente.

A granulação com textura crocante do mel não altera as propriedades nutricionais nem significa que o produto estragou.

Ovo com gema verde

Pode parecer estranho, mas é natural que certas gemas de ovo apresentem um coloração verde superficial principalmente quando submetidos ao calor. Isso pode ser visto as vezes em ovos cozidos e ovos mexidos e não significam perigo nem deterioração. Tal fenômeno ocorre porque a proteína da clara é formada por aminoácidos dos quais alguns contém enxofre na estrutura, quando esse enxofre está na estrutura da proteína nada de anormal aparece no ovo, mas com o passar do tempo pequenas quantidades desse enxofre são liberados formando mínimas quantidades de gás sulfídrico (H2S).

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário