Confusão mental durante gravidez e pós-parto é um fenômeno real, aponta estudo
Pesquisa alerta para o impacto significativo que a confusão mental pode ter na vida diária das mulheres

Foto: Freepik
A pesquisa "É hora de mudar o rótulo do baby brain", publicada na revista JAMA em 2019, traz importantes considerações sobre a confusão mental durante a gravidez e o pós-parto. Os autores revisaram pesquisas anteriores e concluíram que a "neblina cerebral" ou "cérebro de grávida" é um fenômeno real que afeta muitas mulheres durante esses períodos.
Os pesquisadores destacaram que o uso do termo "baby brain" para descrever a confusão mental é impreciso e pode minimizar ou desvalorizar esses sintomas. Eles enfatizaram que a confusão mental pode ter um impacto significativo na vida diária das mulheres, incluindo a capacidade de trabalhar e se relacionar com outras pessoas.
Os pesquisadores também sugeriram que mais pesquisas sejam realizadas para entender melhor a causa e a duração desses sintomas e que os profissionais de saúde devem estar cientes da neblina cerebral como um problema de saúde legítimo que pode afetar as mulheres durante a gravidez e o pós-parto. Essas descobertas são relevantes para fornecer um melhor entendimento sobre a saúde mental das mulheres durante a gravidez e pós-parto e podem contribuir para um melhor acompanhamento e tratamento desses sintomas.