Política

Congresso flexibiliza regra de doações de bens públicos para entes privados

Regramento foi alterado de última hora e causou contestação de parlamentares

Por Da Redação
Ás

Congresso flexibiliza regra de doações de bens públicos para entes privados

Foto: Agência Brasil

O Congresso autorizou, nesta quinta-feira (28), mudanças na regra de doações de bens públicos, valores ou benefícios pela administração pública. Agora, esse tipo de prática pode ser realizada até três meses antes das eleições. O texto agora segue para sanção do presidente da República.

A mudança no Projeto de Lei 2/2022 foi realizada de última hora, já no plenário, pelo relator da proposta, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). Com a mudança a Lei 9.504/1997 passa a vigorar com a seguinte redação:

"A doação de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, valores ou benefícios por parte da administração pública a entidade privadas, desde que com encargo para o donatário, anterior a 3 meses que antecedem o pleito eleitoral, não se configura em descumprimento do §10, do art. 73, da Lei nº9.504, de 30 de setembro de 1997".

O Novo e o Psol criticaram a mudança de última hora, alegando que a nova regra pode ser usada por governantes para conseguirem vantagens nas eleições. No regramento anterior, as doações não poderiam ser realizadas em ano de eleição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.