‘Congresso não deve ser submisso ao governo’, diz Lula após aprovação de MP

Em coletiva, presidente disse que respeita Câmara e Senado

Por Da Redação
Ás

‘Congresso não deve ser submisso ao governo’, diz Lula após aprovação de MP

Foto: Agência Senado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), valorizou nesta quinta-feira (1°), em coletiva, o papel do Congresso Nacional na governança do país. Após a aprovação da medida provisória que redesenhou a Esplanada dos Ministérios às vésperas do texto perder a validade, o petista enfatizou que o Congresso não "deve ser submisso ao governo".

“Nós, neste governo, respeitamos o Congresso Nacional e achamos que o Congresso não deve ser submisso ao governo”, disse o presidente. “Eles não têm que aprovar o que eu quero, eles têm obrigação de aprovar aquilo que eles entendem que precisa ser aprovado”, continuou.

Lula se envolveu diretamente na coordenação pela aprovação do texto na Câmara e orientou seu governo a liberar R$ 1,7 bilhões em emendas parlamentares no dia da votação.  Apesar disso, ele disse que ficou em dúvida em relação à aprovação do texto.  “Quando a gente fala demais, a gente pode queimar a língua. E ontem eu fiquei surpreso como a votação foi tratada: vários meios de comunicação passaram para a sociedade a ideia de que o governo estava destruído e ia ser massacrado, que o Congresso não ia aprovar”, disse .

“É preciso compreender a natureza da política. A política não é ciência exata, como 2 + 2, a ciência muda de acordo com discussão, muda de acordo com o comportamento dos partidos. E foi o que aconteceu ontem, participei da organização do governo com muito mais votos do que a gente esperava. E será assim em outras votações”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário