Conheça alguns pets que já passaram pelo Palácio da Alvorada
A residência oficial do presidente de Repúblicas, já foi lar dos animais de Lula, Bolsonaro, Temer e Dilma
Foto: Reprodução / Twitter
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Silva ou 'Janja', devem levar ao Palácio da Alvorada outros dois membros da família: a cadela Resistência e Paris.
Resistência foi adotada por Janja quando Lula ainda estava preso, e foi encontrada na sede da Polícia Federal em Curitiba. Já Paris, foi adotada por ambos.
Em seu primeiro mandato, Lula e sua ex-mulher Marísia Letícia, também tinham uma cadela da raça fox terrier chamada "Michelle", que ficou conhecida pelos passeios em carros presidenciais. Já no segundo mandato, Lula e Marisia adotaram Mel, que morreu em 2019 durante a prisão do então ex-presidente.
Já na gestão de Dilma Rousseff, 5 pets moraram no Palácio: os labradores Nego, Boni, Galego, Princesa e a busset hound Fafá. Nego foi presente do ex-ministro José Dirceu em 2005, e fez parte de uma das propagandas eleitorais para a campanha de 2010, mas acabou sendo sacrificado aos 13 anos por recomendação médica após complicações de uma doença.
Michel Temer também levou um pet para o Palácio. Temer e a esposa Marcela, tiveram um cachorro da raça Golden Retriever chamado Thor, e um Jack Russel chamado Picoly.
Já o atual ptesidente Jair Bolsonaro é tutor de 6 cães: Faísca, Bartô, Néstor, Alvorinba, Theo e George. Os mascotes tem inclusive um perfil no Instagram chamado club20patas_, mas a conta não é atualizada desde setembro de 2021.