Conselho de Ética da Alesp vai apurar denúncias contra o deputado Douglas Garcia
O parlamentar ofendeu a jornalista Vera Magalhães durante debate entre candidatos a governador de São Paulo
Foto: Alesp
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) informou que vai apurar denúncias contra o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos), que disparou ofensas contra a jornalista Vera Magalhães após o encerramento do debate entre candidatos a governador de São Paulo, na última terça-feira (13).
Na ocasião, o candidato a deputado federal nas eleições deste ano, que acompanhava a comitiva do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que concorre ao governo paulista, foi para cima da jornalista a acusando de ser "uma vergonha para o jornalismo brasileiro".
Douglas chegou a questionar se Vera tinha "vergonha na cara" e sobre o valor do seu contrato de trabalho. O apresentador Leão Serva, que mediava o debate, tomou o celular da mão do deputado e o arremessou para longe, enquanto o deputado era retirado por seguranças.
Maria Lucia Amary, presidente do Conselho, afirmou que enviou para autuação e notificação do deputado a representação contra ele no momento em que a recebeu. “Como mulher, repudio veementemente este tipo de comportamento e me solidarizo com a jornalista Vera Magalhães, que estava no exercício do seu trabalho”, destacou Amary. O presidente da casa legislativa, Carlão Pignatari, manifestou “solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia”.
Os parlamentares Emídio de Souza (PT) e Paulo Fiorilo (PT) anunciaram que pedirão a cassação de Douglas Garcia.