Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo na Faixa de Gaza

Proposta foi liderada pelos Estados Unidos; Texto foi aprovado por 14 votos e contou com abstenção da Rússia

Por Da Redação
Ás

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo na Faixa de Gaza

Foto: ONU/Manuel Elias

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta segunda-feira (10), uma resolução de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A aprovação do projeto, no entanto, não implica a adoção dos termos por Israel e pelo Hamas. 

A resolução foi proposta pelos Estados Unidos e pressionada pela administração Biden. O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.

O projeto demanda "as duas partes a aplicarem plenamente os seus termos, sem demora e sem condições". A representante dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, pediu para que o grupo terrorista Hamas também aceite o acordo, desenhado por Israel.

O plano de três fases começaria com um cessar-fogo imediato com duração de seis semanas; recuo das forças Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza e libertação de certos reféns sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

"Queremos pressionar o Hamas para que aceite este acordo, é por isso que temos esta resolução, porque estamos prestes a conseguir algo realmente importante", acrescentou o representante dos Estados Unidos.

O Hamas ainda não reagiu oficialmente à proposta.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário