Estudo descobre menor espécie de grande primata na Alemanha
Animais viveram na Europa há cerca de 11 milhões de anos
Foto: Rob Schreckhise/Unsplash
Uma espécie de primata foi descoberta por pesquisadores no sudoeste da Alemanha. Nomeado Buronius manfredschmidi, o animal foi registrado como parte dos grandes primatas, classificação que engloba gorilas, chimpanzés e até o ser humano.
Entre os pertencentes do grupo, a nova espécie é a menor em tamanho e envergadura. Os pesquisadores estimam que o Buronius pesava por volta de 10kg. Os gorilas, por exemplo, pesam entre 70kg a 275kg.
A pesquisa publicada na PluS ONE estima que o animal tenha vivido há cerca de 11 milhões de anos. As amostras de dentes coletadas indicam que os Buronius eram escaladores de árvores habilidosos que comiam uma dieta de alimentos macios, como folhas.
O nome do gênero é uma homenagem a Buron, como era conhecida a cidade de Kaufbeuren no período medieval — a cidade está situada a 5km do poço de argila onde foram encontrados os registros do animal.
O epíteto específico, por vez, é uma homenagem a Manfred Schimd, um colecionador que se juntou arqueólogo Sigulf Guggenmoos na busca de fósseis de Hammerschmiede desde o fim da década de 1970.