Conselho universitário sugere expulsão de estudante de medicina que ironizou morte de paciente em AL
Comissão de sindicância para julgar o caso deve concluir em até um mês. Estudante poderá apresentar sua defesa
Foto: Reprodução/G1
O conselho universitário do Centro Universitário Cesmac recomendou a expulsão da estudante de medicina que ironizou, durante o plantão, a morte de uma paciente da Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, em Marechal Deodoro, Alagoas. A informação é do vice-reitor da universidade, professor Douglas Apratto Tenório.
De acordo com Apratto, o parecer do conselho foi encaminhado para a reitoria da universidade, que ordenou a instauração de uma comissão de sindicância para apurar o caso, que deve ser concluído em até um mês. A estudante terá um prazo para apresentar sua defesa.
“Essa foi a primeira vez que o conselho universitário se posicionou pelo desligamento de um aluno. Cabe ressaltar que a instituição não compactua com o posicionamento da aluna, mas sabemos que hoje as pessoas usam as redes sociais de diversas formas e que muitas vezes postam coisas que não deveriam ser publicadas”, disse, ao g1, o professor que é um dos integrantes do conselho.
O vice-reitor da universidade também destacou que a decisão da universidade sobre o futuro da estudante deve observar o princípio democrático da ampla defesa. “Ainda no âmbito do conselho a estudante e seus pais foram ouvidos, mas é necessário que a comissão de sindicância ouça a aluna e que ela possa apresentar sua defesa de forma ampla”.
O parecer da comissão de sindicância será levado à reitoria que publicará uma portaria com a resolução definitiva sobre o caso. A estudante está suspensa por um período de seis meses por decisão do colegiado de professores do curso de medicina da universidade.