Consórcio Nordeste e Banco Mundial firmam cooperação para polo de hidrogênio verde
Parceria visa impulsionar transição energética nos estados da região
Foto: Divulgação/Secom PB
O Consórcio Nordeste e o Banco Mundial assinaram um acordo para impulsionar a sustentabilidade nos estados da região, com foco em projetos relacionados ao desenvolvimento do hidrogênio de baixo teor de carbono, o chamado hidrogênio verde. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou da cerimônia na segunda-feira (25), em Brasília.
O Banco Mundial deverá assessorar os estados em um plano de transição energética. Esse plano deverá se desdobrar em planos locais com operações de financiamento. Além do hidrogênio verde, a parceria pretende financiar projetos de geração de energia eólica, preservação do bioma da Caatinga, exploração de oportunidades em energia solar, água e saneamento, engajamento comunitário e desenvolvimento digital.
Na área de desenvolvimento digital, a cooperação busca promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para expandir a conectividade, desenvolver plataformas digitais e fortalecer práticas de segurança cibernética.