Consumidores de baixa renda terão bandeira verde na conta de luz
Benefício sem cobrança adicional será aplicado no mês de fevereiro
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os consumidores inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica terão a bandeira verde na conta de luz em fevereiro, e desa forma, não terão cobrança adicional. A medida foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para quem não está inscrito no programa vai seguir pagando a bandeira escassez hídrica, no valor de R$ 14,20 a mais por 100 kWh consumidos no mês. A Aneel ainda informou que as famílias de baixa renda continuam com direito aos descontos nas tarifas, entre 10% e 65%, de acordo com o consumo.
O desconto é concedido nos primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais. A exceção são as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único, que têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.
Para os próximos dias, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também projeta melhoria. Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste devem atingir 54% de sua capacidade em fevereiro, contra a projeção de 40,6% para o fim de janeiro. As chuvas de fevereiro na região estão estimadas em 96% da média histórica.
Atualmente, 12,3 milhões de famílias são beneficiárias da tarifa social, programa que custa cerca de R$ 3,6 bilhões por ano. Esse valor é pago por todos os consumidores de energia elétrica por meio de cobrança de encargo nas contas de luz.