Consumo de cerveja zero álcool triplica entre os jovens brasileiros após pandemia
Expectativa é que volume anual chegará a 1 bilhão de litros em 2027
Foto: Reprodução/Pixabay
O consumo de cerveja sem álcool tem aumentado significativamente entre os jovens brasileiros, especialmente após a pandemia. Em um período de quatro anos, o consumo quase triplicou e a expectativa é que o volume anual chegará a 1 bilhão de litros em 2027.
De acordo com um levantamento da Euromonitor para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), em 2019, as cervejarias comercializaram 140 milhões de litros de cerveja com baixo ou nenhum teor alcoólico.
Em 2022, esse volume saltou para 393 milhões de litros, representando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. A previsão para 2023 é que o país alcance a marca de 480 milhões de litros vendidos, o que representa um aumento anual de 24%.
Apesar do crescimento, a cerveja sem álcool ainda tem uma parcela pequena no consumo total de cerveja. Mesmo se a projeção de crescimento de dois dígitos para 2023 se confirmar, a cerveja sem álcool representará apenas 3% dos 16,1 bilhões de litros previstos para o mercado cervejeiro brasileiro neste ano.