Consumo excessivo de frutose pode danificar o sistema imunológico, aponta estudo
Além disso, as análises em laboratório inalteráveis indicam que a frutose causou mudanças nos monócitos humanos estudados
Foto: Reprodução/ iStock
A frutose é encontrada em bebidas açucaradas, doces e alimentos processados. O consumo desse monossacarídeo, que não para de crescer nos últimos anos, está associado à obesidade, ao diabetes tipo 2 e a doenças hepáticas. De acordo com um novo estudo britânico, dietas ricas em frutose podem impedir o funcionamento adequado do sistema imunológico.
Em análises feitas com ratos e monócitos humanos, cientistas observaram que a frutose em excesso aumenta a reação das moléculas associadas ao sistema imune, causando a sua inflamação.
Segundo o estudo, isso acontece porque a exposição à frutose reprograma como vias celulares para favorecer a oxidação incompleta da glutamina e o metabolismo oxidativo, dois fatores que estimulam um processo inflamatório.
Além disso, as análises em laboratório inalteráveis indicam que a frutose causou mudanças nos monócitos humanos estudados. Outro fator que o estudo traz, é uma compreensão mais profunda sobre a relação da frutose com a obesidade, uma vez que esta condição está associada à inflamação crônica de baixo grau.