Consumo excessivo de vitamina C pode aumentar risco de cálculos renais
Marcas contêm excesso de sódio e aditivos que podem causar danos à saúde
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que os suplementos em comprimidos disponíveis no mercado contêm altos níveis de aditivos e sódio. De acordo com o levantamento, o consumo excessivo de vitamina C pode aumentar o risco de formação de cálculos renais, especialmente em indivíduos predispostos.
A média de sódio encontrada nos comprimidos efervescentes no mercado é de 243 mg, o que corresponde a 12% da quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação é do jornal O Globo.
“Considerando que a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 2.000 mg de sódio por dia, esse valor representa 12% da ingestão total do nutriente, o que é bastante expressivo”, afirmou a especialista da Proteste, Adrielle Rodrigues.
Os lotes analisados pertenciam às marcas Redoxon, Vit Care, Raia Vitamina, Benegripe e Vitaxon. Ao adquirir um suplemento em uma farmácia, é recomendável verificar a recomendação de uso para verificar a quantidade e a frequência adequadas de consumo, bem como estar atento à faixa etária indicada no rótulo, pois a dose recomendada varia de acordo com a idade.
O estudo analisou cinco marcas de suplemento de vitamina C disponíveis no mercado e constatou que os valores de proteínas, vitaminas e minerais indicados nos rótulos estavam de acordo com os testados em laboratório. No entanto, os altos níveis de sódio e aditivos representam riscos à saúde.