Conta ligada a filho de Bolsonaro foi acessada da Câmara
Mais de 250 acessos foram registrados pelo sistema interno
Foto: Reprodução / G1
Um documento apresentado à CPMI das Fake News no Congresso revelou que a conta Bolsofeios, responsável por ataques virtuais contra supostos adversários do presidente Jair Bolsonaro, foi acessada pelo menos 253 vezes pela rede da Câmara dos Deputados. O perfil Bolsofeios foi usado por pelo menos dez IPs diferentes conectados à rede da Câmara. O IP é um número utilizado para a identificação computadores conectados a uma mesma rede.
Apenas um dos IPs da Câmara foi usado para movimentar a conta 99 vezes, outro 84. A maior parte dos acessos foi registrado durante o período da tarde, entre as 13h e as 18h, em dias úteis da semana. Muitos foram realizados nos principais dias de sessão no parlamento, de terça a quinta-feira. Cada dispositivo, fixo ou móvel, que se conecta à internet recebe, durante aquele acesso, um número de IP. É esse registro que permite investigadores identificarem as fontes de mensagens que vieram daqueles aparelhos.
O registro do perfil foi feito a partir de um telefone utilizado pelo secretário parlamentar do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Eduardo Guimarães. O email do registro da conta foi utilizado pela assessoria do filho do presidente para a compra de passagens e reserva de hotéis, através da cota parlamentar, como apesentado na prestação de contas que esta disponível no site da Câmara.