Contraprova suspeita de Covid-19 dá positivo; Brasil tem quatro casos confirmados
Ministério da Saúde havia informado que caso não seria classificado como confirmado
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde informou na manhã desta quinta-feira (5), que a contraprova dos exames laboratoriais de coronavírus da adolescente de São Paulo deram positivo. No entanto, o caso não era classificado como confirmado pois não preenchia a definição para Covid-19. Mas, após reunião com técnicos do ministério e especialistas em saúde pública, o quatro caso de infecção pelo coronavírus foi confirmado.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, a pasta avaliou que medicamentos tomados pela jovem podem ter suprimido o aparecimento dos sintomas ou a paciente poderia ainda estar na fase de incubação do vírus, de até 14 dias. Também foi considerado o local provável da infecção pelo vírus.
A paciente de 13 anos estava no exterior, com passagem por Portugal e Itália, e teve uma lesão durante a viagem. Ao retornar para o Brasil no último domingo (1º), procurou atendimento médico na capital paulista. Mesmo sem apresentar sintomas, os médicos coletaram amostras para teste de coronavírus que foi encaminhada ao Laboratório Fleury. O resultado deu positivo.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, outras análises estão sendo realizadas para mostrar a carga viral e potencial de transmissão.
O Brasil tem quatro casos confirmados e 531 suspeitos são monitorados. Outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial. Os três casos confirmados são de moradores de São Paulo.