Mundo

COP28 inicia hoje; entenda a importância do evento

Líderes mundiais buscam definir estratégias para conter as mudanças climáticas

Por Da Redação
Ás

COP28 inicia hoje; entenda a importância do evento

Foto: Foto: ilustrativa/Agência Brasil

A capital dos Emirados Árabes Unidos, Dubai, hospedará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), reunião que acontece com líderes de todo o mundo e inicia nesta quinta-feira (30) e se estende até o dia 12 de dezembro. 

As Cúpulas do Clima da ONU são focadas na ação climática. Referidas como Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), a convenção, em vigor desde 21 de março de 1994, busca evitar interferências humanas "perigosas" no sistema climático. Ratificada por 198 países, a UNFCCC possui adesão quase universal, com o Acordo de Paris, adotado em 2015, funcionando como sua extensão.

Desde a COP21, em 2015, onde foi forjado o Acordo Climático de Paris, as conferências subsequentes focaram na implementação do seu principal objetivo: limitar o aumento da temperatura média global para abaixo dos 2°C e avançar na limitação a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A COP28 representa um ponto de virada, onde os países não apenas decidirão sobre ações climáticas mais robustas, mas também definirão como implementá-las.

Após mais de um século de uso insustentável de combustíveis fósseis, o aquecimento global já atinge 1,1°C acima dos níveis pré-industriais, intensificando eventos climáticos extremos. O ano de 2023 caminha para se tornar o mais quente registrado, marcando oitavo ano consecutivo de temperaturas recordes. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alerta para a iminência de um aumento de 3°C, tornando o planeta perigoso e instável. Por isso, a conferência é importante para tentar reduzir o quadro ambiental enfrentado atualmente.

Objetivos da COP28

Cerca de oito anos após o Acordo de Paris e no meio da Agenda 2030, a COP28 surge como uma oportunidade para definir um novo caminho em direção a uma ação climática eficaz. Relatórios da ONU indicam que o mundo não está agindo em prol dos objetivos do Acordo de Paris, mas a expectativa é que os governos estabeleçam, durante a COP28, um plano para intensificar os esforços.

 A COP28 culminará com o "Balanço Global", iniciado na COP26 em Glasgow. Este processo avaliará o progresso global na luta contra a crise climática e orientará os países para planos de ação climática mais ambiciosos e acelerados. É esperado que a decisão tomada na COP28 se destaque como o resultado mais significativo desde a Conferência de Paris de 2015.

O relatório das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) da UNFCCC, divulgado em novembro, revela que a ambição global estagnou. Os planos climáticos nacionais estão desalinhados com os alertas da comunidade científica. O secretário-geral da ONU alertou sobre a urgência da ação climática, destacando que o "futuro não está definido". A ciência afirma que limitar o aumento da temperatura a 1,5°C é possível, mas exige ação imediata.

Dentre as metas, estão:

• Uma redução de 45% nas emissões de gases do efeito estufa até 2030, em comparação com os níveis de 2010;

• Atingir zero emissões globais até 2050;

• Uma “transição justa e equitativa” dos combustíveis fósseis, como petróleo e gás, para fontes de energia renováveis; e

• Aumento dos investimentos na adaptação e resiliência aos distúrbios climáticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.