Copa Davis Júnior: Brasil faz história com conquista inédita no tênis
O carioca João Fonseca, o mineiro Pedro Rodrigues e o paranaense Gustavo Almeida venceram os Estados Unidos por 2 a 0
Foto: Reprodução
O Brasil conquistou pela primeira vez a Copa Davis Júnior de tênis neste domingo (6). A equipe formada pelo carioca João Fonseca, o mineiro Pedro Rodrigues e o paranaense Gustavo Almeida venceu os Estados Unidos por 2 a 0 e garantiu o título da competição entre jogadores de até 16 anos e que foi disputada nas quadras de saibro de Antalya, na Turquia.
O confronto diante do time norte-americano começou com Almeida, 251º no ranking mundial juvenil da ITF, vencendo Meccah Bigun, 111º colocado, por 7/6 (8-6) e 6/0. Logo na sequência, coube a João Fonseca, 44º do mundo em sua categoria, definir o confronto. Invicto ao longo da semana, tendo vencido todos os seus cinco jogos de simples na semana, ele superou Kaylan Bigun, 87º do ranking, por 6/4 e 6/1.
Fonseca, além de ter vencido todos os seis jogos de simples que disputou, perdendo apenas um set, também venceu suas duas partidas de duplas, ao lado de Almeida, decisivas para os confrontos contra Marrocos na fase de grupos e Itália na semifinal.
Rodrigues teve duas vitórias e duas derrotas em simples, e também 50% de aproveitamento nas duplas, em dois jogos. Já Almeida venceu suas duas partidas de simples e ganhou três dos quatro jogos que fez nas duplas.
A equipe do capitão Rodrigo Ferreiro chegou à Davis Júnior após o título do Sul-Americano da categoria em agosto ele passou em primeiro lugar de seu grupo na primeira fase, tendo vencido os confrontos contra Marrocos, Paraguai e França.
Nas quartas e semis, superaram a Austrália e Itália, antes do triunfo contra os norte-americanos, tricampeões da competição e que disputaram sua décima final. Ou seja, foram três vitórias contra países-sede de Grand Slam, além de uma sobre a Itália, que tem um excelente trabalho de base e formação de atletas.
Até o momento, o melhor resultado do Brasil na história havia sido um terceiro lugar em 2006, quando o time contava com André Stabile, Fabrício Neis e Henrique Cunha. No ano passado, os meninos do país ficaram com a nona posição. O time teve Luis Felipe Carvalho, Matheus de Lima e Henrique Britto.