Brasil

Copom realiza primeira reunião de 2024 nesta terça-feira (30)

Expectativa é de que novos cortes na Selic sejam definidos durante encontro

Por Da Redação
Ás

Copom realiza primeira reunião de 2024 nesta terça-feira (30)

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza, nesta terça-feira (30), sua primeira reunião de 2024, com expectativas de um novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 11,75% ao ano. A rodada de discussões está prevista para encerrar na quarta-feira (31).

Em dezembro, diretores do Copom projetaram novas reduções semelhantes nos próximos encontros do colegiado. "Os membros do comitê concordaram, unanimemente, com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", consta na ata. 

Caso o ritmo de quedas se mantenha, o novo patamar da Selic – 11,25% – será o menor desde fevereiro de 2022.

Diante da sucessiva redução das taxas de juros, o Copom diz ter observado ainda um "progresso desinflacionário relevante", mas mantém cautela quanto ao processo de realinhar a inflação para o centro da meta de 3,5% estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

"Ainda há um caminho longo a percorrer para a ancoragem das expectativas e o retorno da inflação à meta, o que exige serenidade e moderação na condução da política monetária. [...] Além disso, a incerteza, em particular no cenário internacional, que tem se mostrado volátil, prescreve cautela", prevê o documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.