Corolla GR-Sport "estreia" nas lojas sem comunicação oficial: veja os detalhes
Versão esportivada teve as mesmas alterações de motor e conteúdo mas não aparece no site (só nas concessionárias)
O lançamento do Corolla 2024 foi um pouco tumultuado para um carro líder de mercado e que teve alterações importantes de conteúdo. As novidades chegaram às lojas sem que a marca comunicasse as mudanças por um press release, que é praxe do mercado, e sem os preços ao consumidor divulgados. Agora, a marca faz o mesmo com a versão GR-Sport.
O carro apareceu em um evento restrito a alguns jornalistas e consumidores da marca, o "GR Day" promovido pela marca. Sem oficializar os detalhes da versão, o carro apareceu depois em concessionárias, nas imagens que ilustram essa matéria. As mudanças foram mínimas embora o Corolla GR-Sport receba um teto solar, algo que os fãs esperavam há muito tempo e novas rodas, alterações importantes que mereciam, ao menos, uma comunicação formal.
Mas o que traz o novo Corolla GR-Sport?
Com seu visual próprio na grade, nas rodas e no estilo interno, a Toyota não fez qualquer alteração do seu sedã assinado pela Gazoo Racing.
O motor é que recebeu a mesma calibração das demais versões. Assim o 2.0 Dynamic Force aspirado flex rende 167cv com gasolina e 175cv com etanol, uma perda de 2cv que devem ser imperceptíveis no cotidiano. O torque é de 21,3 kgfm, outra sensível perda diante dos 21,4kgfm da versão anterior sempre combinado com câmbio CVT que simula dez velocidades. No motor foi incluído um novo sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), uma solução de recuperação de vapores de combustível na admissão do motor e do escapamento. Tudo para atender o Proconve L7 que entra em vigor em 2025.
Novo perfil de pneus e maior economia
Os pneus também usam novo perfil 215/50 e promete maior economia. Dados oficiais do Inmetro apontam para um consumo de 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina) na cidade e também 10,7 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina) na estrada.
Painel digital e multimídia maior
Internamente o GR-Sport segue as mudanças da linha 2024 do Corolla com seu visual próprio. Novo painel de 12,3´´, multimídia de 9´´ e saídas de ar condicionado na traseira estão por ali jutno com novas tomadas USB-C e carregador de celular por indução. Sem surpresas até porque muitos concorrentes já trazem esses itens. O sistema Toyota Safety Sense que inclui ACC e frenagem automática também fazem parte dos itens de série do GR-Sport.
Os bancos em couro com costuma vermelha, saias laterias, emblemas de para-mala e spoiler traseiro também continuam presentes e não mudaram. Até mesmo a plaqueta numerada segue como item de série do sedã esportivado. Segundo a Toyota, que mostra o carro a um grupo de clientes em um autódromo particular no interior paulista, foram feitos ajustes estruturais assim como um novo conjunto de amortecedores e molas para aprimorar a suspensão.
O Toyota Corolla ainda é o sedã mais vendido do país mas está longe do seu melhor momento perdendo espaço para o SUV Corolla Cross que hoje emplaca acima das 4.000 unidades mensais. Em agosto de 2021 o três volumes vendeu 4.354 unidades. No mesmo período do ano seguinte 3.386 unidades. Em agosto desse ano foram 4.175 unidades, uma recuperação, porém ela indica que a troca de modelo deve ter acelerado a produção do Corolla pois nos meses anteriores a venda mensal estava em torno de 3.500 unidades por mês
Aumento de preços
E para conhecer melhor o Corolla GR-Sport, o cliente deverá ir até a concessionária para ver as novidades. O site oficial da Toyota na internet traz apenas o anúncio do GR-Sport sem qualquer imagem além de uma foto renderizada. O preço segundo o próprio site da versão GR Sport é R$ 181.590,00, aumento de cerca de R$ 3.300 em relação ao modelo 2023 antes disponível.