Coronavírus: contas atrasadas aumentam em 58% no Brasil
Pesquisa registra média de quatro contas sem pagar por pessoa
Foto: Agência Brasil
Após um mês de isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus, 58% dos brasileiros deixaram de pagar alguma dívida. O percentual representa 91,040 milhões de pessoas. A pesquisa foi feita nos dias 14 e 15 deste mês pelo Instituto Locomotiva, com 1.131 pessoas de 16 anos ou mais de idade, de 72 cidades de todas cidades do país.
O estudo aponta que, contas de água, luz, aluguel tiveram atrasos para 28%, 33% e 35% dos entrevistados, respectivamente. Entre as contas atrasadas, carnê e crediário em lojas lideram a lista, com 46% das respostas; logo depois vem cheque especial e cartão de crédito (37% cada) e parcelas de empréstimo bancário (36%). Já em relação a outros boletos em atraso, que inclui mensalidades de academia, despesas com manutenção e serviços gerais (com 36% em atraso).
O presidente Jair Bolsonaro tem defendido o fim do isolamento horizontal. De acordo com Bolsonaro, as famílias estão cada vez mais sem dinheiro e ficarão sem emprego, caso as restrições impostas por governos estaduais e municípios não sejam revistos.