Coronavírus

Coronavírus: Médicos defendem cloroquina no início do tratamento de idosos

Segundo eles, aplicação da medicação seria mais eficaz no início do processo do que seu uso em casos graves

Por Da Redação
Ás

Coronavírus: Médicos defendem cloroquina no início do tratamento de idosos

Foto: Reprodução

Autorizada pelo governo federal para o tratamento de pacientes com quadro agravado pelo novo coronavírus (Covid-19), a hidroxicloroquina segue sendo tema de debates entre médicos e cientistas. Por meio de uma teleconferência ao vivo pelo YouTube, nesse domingo (5), os médicos Paolo Zanotto, virologista da Universidade de São Paulo (USP), e Pedro Batista Júnior, diretor-geral da Prevent Sênior, defenderam o uso da medicação também para idosos em fase inicial de tratamento.

Segundo eles, a aplicação da medicação em pacientes idosos no início do processo é mais eficaz do que seu uso quando o caso se torna grave, pois o pulmão já estaria comprometido pelo processo infeccioso.

"O melhor resultado é na fase inicial da doença. Infelizmente esses pacientes [que morreram] tomaram hidroxicloroquina, mas iniciaram numa fase avançada. O início da dose de cada medicação que você faz para um paciente é fundamental para o sucesso da terapêutica", afirmou o diretor do Prevent Sênior, plano de saúde que administra hospitais que tratam idosos com a Covid-19.

No entanto, o medicamento não é bem recebido pelo consultou da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o infectologista Leonardo Weissmann, que diz que “não há evidências científicas concretas de que a cloroquina seja eficaz para o tratamento da COVID-19. Trata-se de um medicamento que pode causar inúmeros efeitos colaterais. Seu uso, além de não ter eficácia comprovada, ainda pode causar mais danos ao paciente do que a própria doença. É preciso muita cautela.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.