Correios emitem alerta para novo golpe que envolve compras feitas pela internet; entenda
Criminosos tentam enganar consumidores através de falsos comunicados
Foto: Reprodução/TV Globo
Os Correios emitiram um alerta para um novo golpe que visa enganar consumidores que utilizam lojas virtuais para fazer compras. A ação ocorre em um momento onde tem crescido o número de criminosos que utilizam a marca e nome da instituição para tentar receber valores de forma fraudulenta.
O golpe funciona da seguinte forma: criminosos enviam mensagens de texto e até mesmo fazem ligações informando que um pedido está retido e que é necessário realizar o pagamento de algum valor para a liberação e entrega. Como é de se imaginar, a taxa, no entanto, inexiste e o dinheiro repassado vai direto para as contas dos criminosos.
Em alguns casos, os fraudadores mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. Até quem não fez compras no exterior tem recebido a tentativa de golpe.
A orientação passada pelos Correios é de não realizar nenhum pagamento de imediato. Em vez disso, o consumidor pode acessar a ferramenta de rastreio diretamente pela plataforma dos Correios. Lá, estarão todas as informações e, caso seja necessário a intervenção do usuário, o site informará.
Os Correios afirmaram que, assim que souberam dos golpes, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados dos Correios.