Covid-19: CFM pede opinião médica sobre obrigatoriedade de vacinação infantil
Inclusão do imunizante no Calendário de Vacinação tem gerado controvérsias
Foto: Reprodução/Pixabay
O Conselho Federal de Medicina (CFM) está fazendo uma pesquisa para ouvir a opinião dos médicos sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Neste ano, a vacina para esse público foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Isso, no entanto, tem gerado controvérsias no meio médico.
Desde a aprovação pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022, a vacina destinada a esse público enfrenta resistência de pais, muitas vezes motivada por notícias falsas e desinformação. É importante ressaltar que evidências científicas demonstram a eficácia e segurança da vacina para essa faixa etária, com mais de 60 países a adotarem desde 2021.
Apesar disso, até agosto, apenas 11% das crianças brasileiras de até cinco anos haviam sido vacinadas. Após a divulgação do levantamento do CFM, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) se posicionou contra.
“A SBIm entende que a pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) não trará nenhum benefício à sociedade, uma vez que — ao equiparar crenças pessoais à ciência — pode gerar insegurança na comunidade médica e afastar a população das salas de vacinação”, disse.