Lewandowski iniciou busca de novos membros para compor equipe do Ministério da Justiça
Entre as vagas da pasta, a mais cobiçada é a da Secretaria de Segurança Pública
Foto: Reprodução/GloboNews
O recém-anunciado novo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, começou a sondar nomes para compor sua equipe. Entre os nomes cobiçados para ocupar cargos estratégicos na pasta estão advogados, juízes e profissionais de carreira do Supremo Tribunal Federal (STF), onde Lewandowski foi ministro por 17 anos.
Entre as vagas da pasta, a mais cobiçada é a da Secretaria de Segurança Pública. A área é alvo de preocupação dentro do governo por causa do potencial de desgaste junto à população.
Segundo O GLOBO, alguns nomes já foram cotados para trabalhar com o novo ministro. São eles: o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, atual diretor-jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); Ana Maria Neves, chefe de gabinete de Lewandowski na Confederação Nacional da Indústria (CNI); Jean Keiji Uema, atual chefe da Assessoria Especial do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e a juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, Helena Trentini.
Os nomes já estariam sendo levados ao Palácio do Planalto, para discussão com auxiliares de Lula. Integrantes do governo afirmam que o ministro não terá pressa para escolher e que deve usar todo o prazo até a posse, em 1º de fevereiro, para definir a equipe.