Covid-19: Europa vai barrar entrada de brasileiros
Países que não estiverem com pandemia controlada também serão barrados
Foto: Agência Brasil
A Comissão Europeia informou nesta quinta-feira (11), que vai barrar a entrada de brasileiros e de quem vive em locais em que a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não está controlada. A medida está prevista para entrar em vigor no dia para 1º de julho.
A lista de países que terá entrada permitida será elaborada hoje (11). De acordo com a comissária para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, a situação epidemiológica de cada nação será o principal critério de decisão sobre quem terá acesso ao território europeu, e a lista será ampliada aos poucos. O Brasil tem o segundo maior número de casos no mundo e caminha para ultrapassar o Reino Unido e ter o segundo maior número de mortes, segundo dados de um consórcio formado por veículos jornalísticos brasileiros. Além disso, a taxa de contágio no Brasil continua acima de um, o que indica transmissão fora de controle.
O bloco vai avaliar também, além da pandemia, a capacidade de aplicar medidas de contenção durante a viagem e medidas de reciprocidade (neste caso, para barrar a entrada dos que não abrirem suas portas aos europeus). A Comissão Europeia determina ainda que todos os 27 países membros e os outros quatro que fazem parte da zona Schengen (Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein) encerrem os controles nas fronteiras internas até 20 de junho, mas recomenda que a abertura seja feita já na próxima segunda-feira (15).