Saúde

Covid-19 faz com que casos de SRAG aumentem no Brasil

Crescimento está em todas as faixas etárias da população adulta

Por Da Redação
Ás

Covid-19 faz com que casos de SRAG aumentem no Brasil

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Uma nova edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada na última semana, alertou que os casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) têm apresentado sinal forte de crescimento no Brasil.

A tendência de crescimento tem sido observada desde o início de dezembro de 2021. Ao menos 25 estados brasileiros apresentam uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de SRAG considerado muito ou extremamente alto. 

Somente em 2022, já foram notificados 22.465 casos de SRAG, sendo 8.749 (38,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 5.848 (26,0%) negativos, e ao menos 5.997 (26,7%) aguardando resultado laboratorial.

Dentre os casos positivos identificados neste ano, 15,1% são de Influenza A, 0,1% Influenza B, 3,1% vírus sincicial respiratório (VSR), e 73,3% Sars-CoV-2 (Covid-19).

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 23,4% Influenza A, 0,2% Influenza B, 3,9% vírus sincicial respiratório, e 65,2% Sars-CoV-2 (Covid-19), como o mais localizado.

Além disso, a Fiocruz aponta o crescimento em todas as faixas etárias da população adulta. Já entre a população da faixa de (0-9 anos), o crescimento apresenta reversão e entre os adolescentes de (10-19 anos), que apresentaram leve queda ao final de dezembro, a SRAG aponta sinal de possível retomada do crescimento em janeiro.

“Esta reversão na tendência de novos casos em crianças pode estar associada à redução na transmissão de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de Influenza (gripe), que eram as principais causas de SRAG nessa faixa etária, enquanto os casos associados à Covid-19 aparentam manter crescimento. Na faixa etária entre 10 e 19 anos, a leve queda ao final de janeiro está associada à diminuição nos casos de Influenza, porém a queda foi interrompida em função do aumento nos casos de Covid-19”, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

O vírus Influenza A (gripe), que chegou a superar os registros de Covid-19 entre novembro e dezembro do último ano, já apresenta processo de queda na maior parte do país, com exceção de alguns estados. Em contrapartida, o cenário de predomínio da Covid-19 está sendo retomado. e manutenção do crescimento até o momento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.