Covid-19 impulsiona aumento no número de enterros em Salvador em 2020
Número dos últimos três meses quase dobraram em relação ao mesmo período de 2019
Foto: Reprodução/G1
O número de enterros em Salvador nos meses de maio, junho e julho deste ano cresceu quase o dobro em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com dados divulgados pela Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública). Durante o período, 2.120 pessoas foram enterradas nos cemitérios municipais, sendo que 63,34% de pessoas diagnosticadas com a Covid-19.
Ainda de acordo com a Semop, no mesmo período do ano passado foram contabilizados 1.036 sepultamentos. Desse total, 777 pessoas foram enterradas por causa do coronavírus e 1.343 por outras razões. O reflexo das mortes da Covid-19 fez com que o número de enterros registrado nos primeiros oito meses deste ano se aproximasse do número registrado ao final de 2019.
Desde o início da pandemia, em março, 886 pessoas foram enterradas com a Covid-19 nos cemitérios municipais, o que representa 21,84% dos sepultamentos. Durante a coletiva de imprensa na sexta-feira (21), o prefeito de Salvador, ACM Neto revelou que uma das maneiras de analisar a situação da pandemia na capital baiana é pelo número de pessoas enterradas nas últimas 24 horas.
“Eu tenho que trabalhar com informações próprias, como essa que eu estou dizendo, que não tem caráter oficial, porque eu não vejo em lugar nenhum dizendo o número de pessoas que foram sepultadas em 24 horas, na cidade. Esse dado não existe oficialmente, mas no meu caso, eu trabalho com ele, porque eu sei que ele é um dado fiel, oficial e que retrata aquelas 24 horas”, disse.