• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19: ministro da Saúde confirma 35 milhões de doses da Pfizer em setembro

Covid-19: ministro da Saúde confirma 35 milhões de doses da Pfizer em setembro

Anteriormente, as doses estavam previstas para outubro deste ano

Por Da Redação
Ás

Covid-19: ministro da Saúde confirma 35 milhões de doses da Pfizer em setembro

Foto: Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (6), durante a CPI da Covid, que a Pfizer deve antecipar a entrega para o Brasil de 35 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para setembro. Anteriormente, as doses estavam previstas para outubro deste ano. 

A quantidade de vacinas faz parte das 100 milhões de unidades fechadas com o laboratório e que inicialmente só seriam entregues em 2022. O ministro disse também que, além desses 100 milhões, o ministério está bem perto de fechar um novo lote, também de 100 milhões, com a mesma Pfizer. Nesta quinta (6), Queiroga se recusou a responder os questionamentos do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre o impacto da recusa do governo brasileiro, em agosto de 2020, de fechar um contrato de 70 milhões de doses com a farmacêutica por discordâncias no contrato.

Queiroga limitou-se a dizer que não tinha como calcular o impacto, mas certamente seriam lotes úteis na campanha de imunização do país. O ministro anunciou que o país tem 430 milhões de doses já contratadas de diversos laboratórios, sem contar as mais de 100 milhões de vacinas que serão entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz ). No total, seriam 562.902.040 unidades.

Questionado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que, na última quarta-feira (5), insinuou que a difusão do novo coronavírus pode ter relação com uma guerra química por parte da China, o ministro afirmou desconhecer qualquer iniciativa nesse sentido.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.