Covid-19: MP-BA recomenda "medidas urgentes" para conter casos na Cadeia Pública de Salvador
Órgão também pediu providências sobre ausência de médico na unidade de saúde das prisões
Foto: Agência Brasil
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Superintendência de Gestão Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) adote "medidas urgentes" para conter avanço de casos da covid-19 nos estabelecimentos penais de Salvador.
A recomendação foi emitida depois que o MP-BA recebeu informações da Unidade de Monitoramento da Execução da Pena (Umep), que apontou um aumento "significativo" da infecção entre detentos na Cadeia Pública de Salvador e a ausência de um médico na Unidade Penal Extraordinária (UPE), localizada no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura.
Segundo medidas recomendadas pelo órgão estão: a suspensão da entrada de presos do Centro de Observação Penal, o encaminhamento à Cadeia Pública somente os detentos que não testarem positivo para a doença e ao UPE, os que testarem positivo. As ações devem ser adotadas em um prazo de dez dias.
Também foi recomendada a testagem em massa nos prisioneiros em condições de ganhar liberdade e em presos com sintomas gripais. Além disso, o Seap deverá tomar providências sobre a falta de médicos da UPE.