Covid-19: segunta mutação é encontrada em variante do Reino Unido
Cientistas acreditam que ela é capaz de reduzir eficácia das vacinas
Foto: Divulgação | Getty Images
Uma segunda mutação da covid-19 foi encontrada na variante do Reino Unido, denominada como B.1.1.7. Inicialmente, as mutações foram encontradas nas variantes do Brasil e da África do Sul.
A informação foi divulgada pelo governo britânico a partir de um estudo feito no dia 26 de janeiro, no qual foram analisadas 214.159 sequências genéticas da variante britânica. A segunda mutação está sendo chamada de E484K e foi apelidada de 'Erick'.
De acordo com pesquisadores, mutações são comuns em vírus, no entanto, elas preocupam pelo fato algumas terem a capacidade de elevar o grau de transmissão e sobrevivência da doença.
Segundo o professor de microbiologia celular da Universidade de Reading, Simon Clarke, o alerta foi feito porque a 'E484K' tem mostrado maior possibilidade de reduzir a eficácia das vacinas.
Embora nenhuma avaliação tenha sido feita com as vacinas contra a covid-19 já disponíveis, como a de Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou Moderna, ele diz que "é inteiramente possível que sua eficácia seja diminuída de forma semelhante por esta mutação".