Morre aos 100 anos, vítima de covid-19 Sir Tom Moore
O capitão e veterano da Segunda Guerra foi o protagonista de uma campanha de arrecadação no início da pandemia
Foto: Ministério da Defesa britânico via Reuters
Morreu nesta terça-feira (2), vítima de Covid-19 e pneumonia, Sir Tom Moore, o capitão de 100 anos e veterano da Segunda Guerra Mundial que foi o protagonista de uma campanha de arrecadação no início da pandemia para o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido.
Moore havia sido internado no último domingo (31), e a informação da sua morte foi confirmada através de um comunicado feito pela família: "É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore".
— Captain Tom Moore (@captaintommoore) February 2, 2021
Em abril, isolado em sua casa ao norte da cidade de Londres, o capitão britânico gravou um vídeo em que afirmou que daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para o NHS.
Sir Tom Moore acabou condecorado cavalheiro pela rainha Elizabeth II.
O Palácio de Buckingham lamentou a morte de Moore em um comunicado. "Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo". Segundo a nota, a rainha britânica também enviará uma mensagem privada de condolências à família do capitão.
O ministro da Saúde do país, Matt Hancock, também lamentou a morte. "Ele foi um grande herói britânico, que mostrou o melhor do nosso país, e eu envio meus melhores votos para sua família neste momento."
Foi o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quem recomendou à monarca o reconhecimento para Tom Moore. "Será reconhecido por suas extraordinárias realizações de captação de recursos depois de conquistar o coração das pessoas em todo o país".