Política

CRE realiza sabatina com o indicado de Lula para a Abin

Luiz Fernando Corrêa precisa ter seu nome aprovado pelo Senado

Por Da Redação
Ás

CRE realiza sabatina com o indicado de Lula para a Abin

Foto: Leonor Calasans/IEA-USp

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizará na quinta-feira (30), a partir das 9h, a sabatina com o indicado pelo governo Lula para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. O gestor precisa ter seu nome aprovado pelo Senado.

Corrêa é delegado da Polícia Federal (PF) desde 1995, tendo se aposentado do órgão em 2011. Foi diretor-geral da PF entre 2007 e 2011, tendo sido também secretário nacional de Segurança Pública, âmbito no Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007.

Outro posto de destaque exercido por Corrêa foi o de diretor de Segurança na preparação, organização e realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Correa exerceu a função entre 2011 e 2016.

Na PF, Correa liderou a equipe que desenvolveu o sistema de interceptação de comunicações conhecido como Guardião, usado no combate ao crime organizado. Em 2002, Correa também liderou as equipes da PF no combate à crise de segurança pública no Espírito Santo, e ao descontrole na grilagem de terras no Distrito Federal. Em 2003, Correa liderou a Missão Suporte, que teve como foco o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro.

No período em que foi diretor-geral da PF, Correa descentralizou a capacidade operacional e de inteligência para as superintendências regionais. No documento do governo enviado à CRE, é destacado que a descentralização "possibilitou a capilaridade das grandes operações da PF em todo o território nacional".

Já no período em que foi secretário nacional de Segurança Pública, Correa criou a Força Nacional de Segurança Pública. Também foi em sua gestão que se aprimorou o Infoseg, a rede de comunicação integrada com as diversas bases de dados de segurança e justiça, reunindo informações sobre pessoas físicas e jurídicas, armas e veículos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.