Cresce o número de jovens empreendedores no Brasil

O setor de vestuários é o que mais atrai os microempreendedores

Por Da Redação
Ás

Cresce o número de jovens empreendedores no Brasil

Foto: Reprodução / Pixabay

Os jovens estão cada vez mais empreendendo no Brasil. Segundo dados do levantamento da plataforma de análise de dados Datahub, o número de microempresas individuais (MEIs) que pertencem a pessoas com menos de 18 anos disparou 227% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em geral, eles se motivam pelas vantagens oferecidas pela nova era da digitalização permite. Como por exemplo, abrir uma loja on-line na sala de casa, para se aventurar como empresário, muitas vezes antes mesmo de ter alguma vivência no mercado de trabalho formal. 

Segundo o diretor de produtos da Datahub, André Leão, a pandemia teve papel importante na aceleração do movimento. “Ela trouxe uma mudança na geografia dos pequenos empresários e proporcionou que novas atividades surgissem no mercado brasileiro”, afirmou.

Houve aumento expressivo do número de microempresas individuais abertas nas regiões Norte e Nordeste.  O setor de vestuário é uma das que tiveram maior crescimento, indicando justamente a facilidade com que é possível vender roupas pela internet e ter o WhatsApp como plataforma de comercialização.

Apesar das vantagens, a principal motivação para jovens empreendedores é a sobrevivência. “O mercado não está absorvendo jovens da forma tradicional, com registros CLT”, afirma André Leão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário