Criança de 5 anos retirada de casa pela mãe sem consentimento do pai na Suíça é resgatada em Recife
Menino voltou para a Europa por determinação da Justiça pernambucana
Foto: Reprodução / PF
Na terça-feira (14), uma equipe da Polícia Federal, por meio da Interpol, cumpriu uma determinação da Justiça pernambucana, e levou um menino de 5 anos que foi retirado de casa, na Suíça, pela própria mãe, sem o consentimento do pai, de volta para a Europa.
A criança foi encontrada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Federal em Pernambuco, responsável pelo resgate, tratou o caso como um “clássico de sequestro internacional interparental de menor.
A decisão foi da Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes.
Por meio de nota, a PF em Pernambuco informou que o caso veio à tona no dia 4 de agosto deste ano. Foi quando o menino, que não teve o nome divulgado, e a mãe dele foram considerados “desaparecidos” pelas autoridades de proteção à criança do país europeu.
Segundo o órgão, a mulher é brasileira, tem 43 anos e possui visto de residência na Suíça. A criança nasceu no país europeu, mas tem a cidadania brasileira. A mãe deixou a Suíça sem avisar para as autoridades locais. Procedendo dessa maneira, informou a Polícia Federal, ela descumpriu uma lei do país europeu.
A PF disse que a mãe da criança “levou as autoridades a suspeitar que ela poderia expor seu filho a uma situação de vulnerabilidade, por ter apenas 5 anos, e se ausentar de sua residência habitual para outro país”.
A operação foi batizada de Domiduca. A PF disse que, na mitologia romana, a deusa Domiduca (Adeona) protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.