Criança de dois anos morre depois de ter atendimento negado em hospital de Itabuna
Corpo será sepultado na tarde desde domingo (6)
Foto: Reprodução/G1/Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
Uma criança de dois anos morreu após passar mal e ter o atendimento negado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Monte Cristo e no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, região sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de sábado (5) e, segundo a Polícia Militar, os pais da criança disseram que foram informados que a unidade “não atende pacientes pelo SUS”.
Ela chegou na UPA localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima por volta das 19h, entretanto, como não havia pediatra na unidade, os pais foram orientados a leva-la à maternidade Ester Gomes. Eles decidiram levar a criança até o Hospital Manoel Novaes, no bairro Pontalzinho, onde pela segunda vez não conseguiram atendimento.
Segundo a Polícia, os pais disseram que foram avisados por uma funcionária que o hospital recebe pacientes somente para atendimento particular. Como o estado de saúde da garota estava piorando, eles retornaram à UPA Monte Cristo, mas a menina deu entrada já sem sinais vitais.
A morte foi confirmada por volta das 20h40 e a criança foi sepultada na tarde do último domingo (6). Em nota, a Prefeitura de Itabuna disse que depois da menina ter chegado à Unidade de Pronto Atendimento a primeira vez, os pais foram orientados a encaminhá-la à maternidade porque a UPA está atendendo somente casos de adultos acometidos pela Covid-19.
No entanto, ela foi levada ao Hospital Manoel Novaes e citou que o local atende criança pelo SUS somente se tiver sido regulada de outra unidade. Ainda de acordo com a nota, por volta das 20h30, retornando à UPA, a menina já não tinha mais sinais vitais. A família informou que a criança já apresentava um quadro de diarreia, febre e expulsava vermes pela boca e febre.