Crimes de estupro contra comunidade LGBTQIA+ crescem 88% em 2021, aponta Anuário
Número é resultado da comparação com o ano de 2020
Foto: Flávia Vilela/Agência Brasil
Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% em 2021 no Brasil, na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O relatório foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança nesta terça-feira (28).
Segundo a pesquisa, os casos de lesão corporal cresceram 35,2% de um ano para o outro, enquanto os de homicídios dolosos tiveram alta de 7,2%. Os números vão de contra os dados das mortes violentas intencionais para a população em geral, que caíram 6,5% no ano passado. Nesta terça, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão e Bahia não divulgaram dados setorizados de crimes cometidos contra a comunidade, segundo a pesquisa.
Na última sexta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, derrubou a liminar concedia pela 2ª Vara de Justiça Federal do Acre, que obrigava o IBGE a incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo de 2022.